Origem

28/12/2011 10:14

As primeiras Características do mangá surgiram no período Nara (século VIII DC), com os emakimono – pergaminhos com textos e ilustrações que contavam uma história à medida que eram desenrolados. Durante período Edo (1603-1868), chegam ao Japão os livros ocidentais, que em pouco tempo substituem os emakimono. No começo as imagens eram apenas usadas para ilustrar romances e poesias, mas com o tempo surgiram livros pra ver, e não somente pra ler. Outra vertente ganha força com o surgimento dos ukiyo-e no século XVI – Ilustrações produzidas em serie a partir de matrizes de madeira (mesmo processo utilizado em cordéis-Xilogravura). Isso permitiu que a população de classe média tivesse acesso às ilustrações por um preço acessível permitindo a difusão pelo país.

Mas Foi com Katsushika hokusai (1760-1849), conhecido artista de ukiyo-e, que surge pela primeira vez a palavra “mangá”. Em sua célebre coleção de caricaturas publicada por 15 volumes de 1815 a 1834 em Nagoya, chamada por e eles mesmo de hokusai mangá (desenhos irresponsáveis de hokusai – irresponsável no sentido descontraído, relaxante). Nesta série, Hokusai retratou paisagens, cotidiano das pessoas, flora fauna e criaturas sobrenaturais. Foi sucesso imediato o que fez com que ele continuasse a produzi-los até sua morte.

Os mangás não tinham, no entanto, sua forma atual, que surge no início do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais provenientes dos Estados Unidos. Tanto que chegaram a ser conhecidos como Ponchie (abreviação de Punch-picture) como a revista britânica Punch magazine, que apresentava caricaturas sátiras e algumas das primeiras tira sequenciais de quadrinhos. Em 1874 é publicada a primeira revista totalmente dedicada ao mangá – a Eshinbun Nipponchi criada por Kanagaki Robun e Kawanabe Kyosai. Não se tornou popular e foi cancelada depois de três edições. Mas a idéia pegou Surgindo após 1875 a Kisho Shinbun, mais tarde a Marumaru Chinbun e depois a Garakuta Chinpo em 1879.

]

A primeira revista dedicada exclusivamente dedicada a adolescentes masculinos surge em1895, a Shonen Sekai (mundo jovem), criada por Iwaya Sazanami, famoso escritor para crianças. A Shonen Sekai tratava principalmente da primeira guerra sino-japonesa (1894-1895). 20 anos após o surgimento da Eshinbun Nipponchi, e antes da virada do século as revistas de mangás como conhecemos, com quadrinhos contando uma história já podiam ser encontradas facilmente no mercado.